• ABRA

    ABRA

    Projeto de branding para a tradicional rede de escolas de Arte e Design, envolvendo pesquisas, definição de estratégias de marca e criação de nova identidade visual.

    Branding, Identidade Visual, Logo, Impressos, Sinalização

  • A ABRA – Academia Brasileira de Arte nos procurou num momento de novos desafios. Até então com três unidades consolidadas e com dezoito anos de história, a rede não possuía um padrão visual e de comunicação suficientemente homogêneo, fato que prejudicava a manutenção e consolidação da marca como boa referência no ensino de arte e design.

  • Nosso objetivo era fortalecer a marca ABRA através do planejamento das novas estratégias e da criação de uma nova e revitalizada identidade.

    A partir de uma imersão no universo da arte e da marca ABRA, compreendendo sua história, situação atual e mercado de atividade, desenvolvemos o posicionamento da marca e um plano de ações para a rede.

  • O primeiro fruto do posicionamento seria a criação de um novo logo, que deveria ser suficientemente forte e transparecer a essência de “técnica” e “arte“. O resultado foi um símbolo tipográfico totalmente desenhado por nós, composto pela harmonização de formas curvas e retilíneas.

  • Apoiados no posicionamento de marca e no novo logo, criamos o demais elementos de identidade que passariam a compor o universo da marca ABRA.

  • Desta forma, a comunicação de todas as unidades da rede foi padronizada e passou a ser gerenciada de forma eficaz e coerente. Os principais pontos de contato foram trabalhados, como por exemplo as fachadas, materiais promocionais e institucionais, apostilas, website, anúncios em revistas e fornais, etc.

  • Desde que passamos a atendê-la, a escola duplicou a quantidade de unidades, viu o número de contatos crescer significativamente através de diferentes ações e materiais de divulgação e, hoje, possui uma marca muito mais forte e próxima de seus públicos através de um discurso bem alinhado e coerente.